Tipos de Lentes de Câmeras Fotográficas

A lente ou objetiva, é um dos itens mais importantes da câmera fotográfica.

Na verdade “a lente” trata-se de um dispositivo formado por um conjunto de lentes combinadas em um só dispositivo. Esse conjunto é basicamente responsável pelo foco e pela qualidade da ótica da imagem.

Basicamente existem três grupos de lentes:

- Grande angular e olho de peixe
- Normais
- Teleobjetivas

E podemos ainda fazer uma divisão em sete grupos, caracterizados pela distância focal em mm.

O que é distância focal?

De uma maneira ultra simplista, podemos dizer que a “distância focal”  é o quanto que uma lente “aproxima” ou “afasta” um determinado assunto em proporção a distância que vemos a olho nu. Quanto menor o número em “mm” da distância focal de uma lente, mais ângulo aberto você terá e mais distante o assunto ficará na foto. E quanto maior este número, mais “aproximação” você terá.

Por exemplo, as lentes enormes (teleobjetivas) que vemos nas partidas de futebol possuem distância focal média de 300mm a 500mm. E a título de curiosidade, o olho humano tem uma distância focal aproximada de uma lente de 50mm.  Isto é, se sua câmera possuir uma lente de 18mm, os objetos irão parecer mais distantes do que você vê a olho nu.  Nas câmeras compactas, normalmente temos uma lente variável que pode ir de 18mm a 300mm ou mais. Porém, os fabricantes optaram por utilizar o jargão de zoom de “tantas vezes” ao invés da distância focal, como nos equipamentos profissionais.

Com a figura abaixo você entenderá facilmente a questão da distância focal de uma lente, que pode ser fixa ou variável (zoom).  Todas as fotografias abaixo foram tomadas de uma mesma posição, o fotógrafo não se moveu. Apenas as lentes foram sendo substituídas (ou a distância focal alterada, no caso de lentes zoom) em cada imagem para exemplificar a questão da distância focal.

Distância Focal

Distância Focal

Tipos de Lentes

Lente Micro | Macro

Lente Nikkor 60mm

Lente Nikkor 60mm (Foto Nikon – divulgação)

Estas lentes são indicadas para objetos pequenos ou minúsculos que são ampliados pela lente da câmera. Há uma grande variedade de lentes macro com distâncias focais diferentes no mercado. Basicamente elas se caracterizam por ampliar o objeto fotografado ou então mostra-los na proporção real. Também possuem profundidade de campo bastante limitada, que significa um alto grau de desfoque do fundo.

Follow The Leader

Foto: Cesar Cabrera

 

Lente Olho de Peixe

Lente Olho de Peixe 16mm (Foto Nikon - divulgação)

Lente Olho de Peixe 16mm (Foto Nikon – divulgação)

Estas lentes são indicadas para ambientes pequenos e paisagens. Algumas lentes olho de peixe tem a capacidade de registrar um ângulo de 180 graus, e isso provoca muitas distorções. Em retratos próximos ao assunto, pode gerar imagens bastante divertidas com as distorções geradas por esse tipo de lente. São muito utilizadas em casamentos, para tomadas internas na igreja. Em ensaios, usadas com cautela, podem gerar belíssimas fotografias de pessoas junto a paisagens.

Nikon Fisheye 16mm f/2.8 Test 2

Foto: Philip Wong

Lente Grande Angular

Lente Nikon 35mm (Foto Nikon - divulgação)

Lente Nikon 35mm (Foto Nikon – divulgação)

De menor ângulo que as lentes olho de peixe, as lentes grande angular são indicadas para uma grande maioria de situações fotográficas como: paisagens, pequenos recintos, grupos de pessoas, eventos etc. Porém, não são muito recomendadas para retratos, principalmente com muita aproximação ao rosto, pois assim como as lentes olho de peixe, elas também causam distorção devido a pequena distância focal que possuem. Estas são ideias para manter sempre na câmera, pois atendem a maioria das situações fotográficas do dia a dia. Assim, como as olho de peixe, também possuem a característica de gerar imagens com grande profundidade de campo, que significa mais regiões da foto em foco, diferentes por exemplo das lentes macro, que possuem pouca profundidade de campo, desfocando o fundo.

Paisagem com lente 35mm

Foto: Nikos Koutoulas

Lente Normal

Lente 50mm Nikon (Foto: Nikon - divulgação)

Lente 50mm Nikon (Foto: Nikon – divulgação)

Estas lentes também são apropriadas para uma série de aplicações fotográficas e levam esse nome por se aproximarem da visão humana quanto a proporção dos assuntos fotografados. São muito boas para retratos, paisagens e também conseguem desenvolver um bom papel na fotografia de miudezas. As 50mm são tidas com uma das melhores na relação custo – benefício, são relativamente baratas quando comparadas a outras lentes, além de possuírem ótima claridade. Em ambientes muito pequenos, ou para um grande grupo de pessoas estas lentes não tem um desempenho muito bom, pois o fator distância entre a câmera e o assunto fotografado começa a ser importante, sendo necessário se afastar para poder enquadrar todo assunto. Para estas situações, uma lente grande angular é mais vantajosa.

50mm

Foto: Angelo González

Lente Teleobjetiva

Lente teleobjetiva Nikon 300mm (Foto: Nikon - divulgação)

Lente teleobjetiva Nikon 300mm (Foto: Nikon – divulgação)

Estas lentes possuem grande distância focal e são apropriadas para capturas a grandes distância, muito utilizadas na vida selvagem e no meio esportivo, podemos ver vários fotógrafos com grandes lentes teleobjetivas posicionados normalmente próximos a região de escanteio dos gramados. Ela possuem uma profundidade de campo muito pequena (desfoque de fundo acentuado) e também possuem a característica de achatar o assunto fotografado. Outro dado particular destas lentes é o preço, algumas passam facilmente da casa dos R$ 30.000,00.

Fotografia tomada com uma lente 500mm

Foto: Mark Shaiken

Lente Zoom

Lente zoom Nikon 18-300mm (Foto Nikon - divulgação)

Lente zoom Nikon 18-300mm (Foto Nikon – divulgação)

Basicamente são lentes que englobam variadas distâncias focais. Podem ser na faixa focal de uma olho de peixe, grande angular, teleobjetivas, ou mesmo uma lente que consiga englobar desde uma grande angular até uma teleobjetiva. O ponto negativo das lentes zoom, é que normalmente elas possuem uma abertura máxima de diafragma menor, em uma linguagem simples – quer dizer que elas são mais escuras que as lentes fixas (que não possuem zoom), exigindo configurações adicionais na hora da fotografia que compensem essa perda de entrada de luz em algumas situações fotográficas. Atualmente estas são as lentes mais vendidas do mercado, e também costumam acompanhar as câmeras de entrada. São as chamadas lente do kit, e em geral possuem uma distância focal que varia entre 18-55mm e 18-135mm.  Porém, é importante destacar que há também lentes zoom claras, a contra partida é que, por possuírem essa função zoom e somadas a claridade da lente, costumam possuir preços muito maiores que as lentes fixas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>